[RESENHA ESCRITA] "POR QUE INDIANA, JOÃO?" - POR SUELEN LUZ [CONVIDADA]



Sinopse: Você pode pensar que, aos quinze anos, João já deveria estar acostumado com provocações, apelidos e humilhações. Afinal, ele é um típico adolescente deslocado e tímido. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas. Mas sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet. João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro. Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o peso que suas escolhas podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas de todos ao seu redor. “Por que Indiana, João?” é o livro de estreia de Danilo Leonardi, editor do canal “Cabine Literária” e parte de uma história quase comum para falar sobre algo que não deveria ser tão comum assim e que faz parte da vida de muitos adolescentes, jovens e até de adultos: o bullying.


Resenha: O livro conta a história de João Vitor Galeto , garoto de 15, estudante do ensino médio, tímido e deslocado só tinha um desejo na vida: Ir pra escola e ser deixado em paz. Todos os dias João sofria agressões físicas e verbais de seus colegas, principalmente do popular e valentão Guilherme. O pior de tudo era que João passava por isso calado, e como se não bastasse , os professores também contribuíam com bullying contra ele.
João fazia dos livros e dos games seu refúgio, a paixão por jogos era tanta que ele junto com seu único amigo, o Daniel, criou um canal no Youtube onde fazia resenhas e explicações dos games do momento.
Cansado de passar por humilhações, em meio de uma coragem insana , João resolve revidar a agressão de Guilherme e derruba o valentão no chão. Daniel filmou toda a cena da briga e postou no canal deles. O video se torna um viral e logo João vira o rei dos sofredores de bullying .
João é convidado pra vários programas de TV, em um deles ele conhece outras vítimas de bullying, e logo faz amizade com a Júlia e Victor. João fica famoso no Brasil todo. Pela primeira vez em sua vida ele se sente respeitado, mas nem tudo são flores. Ele vai descobrir qual é o verdadeiro valor da família e da amizade.
Dissipando suas mensagens de ódio contra os bullies, João mal sabe que o peso de suas palavras pode levar ao final trágico.
Minha percepção quanto ao livro: O livro foge dos clichês, normalmente nos livros da categoria jovem adulto temos protagonistas bonzinhos e vitimizados, mas João não é assim. Ele nunca se fez de vítima, por mais que merece ser tratado de tal forma, e também passava longe de ser um bom samaritano.
O que mais me encantou neste livro foi ver as diferentes perspectivas do bullying, a da vítima e do agressor, apesar de o livro ser narrado em primeira pessoa. O livro é rápido e de leitura fluída.
Tem muita referência a Legião Urbana, trechos das músicas de Renato Russo são citados constantemente ao longo da narrativa. A história superou todas as minhas expectativas! Só tem um defeito é muito curta, a resenha se resumi a sinopse. É um livro sensível pra tratar de um assunto pesado. 

Notas Gerais sobre o livro: Acompanhei a criação desse livro através do Cabine Literária, fiquei muito feliz quando vi que a Giz Editorial tinha caprichado na capa e na edição. Não encontrei erros, o livro é pequeno, a fonte das letras é grande e as folhas são amarelas, o que facilita a leitura. A capa é muito bonita e ao mesmo tempo simples. O título tem todo um significado que é descoberto ao longo da obra. Resumindo é incrível.

O Clube do Livro Letters mais uma vez agradece a participação da  Suelen Luz ( Facebook ), por aceitar nosso convite. A Suelen vai estar conosco no Clube do Livro de Outubro, sábado dia 25/09, falando sobre o livro Por Que Indiana, João?, e quem quiser saber mais detalhes, é só chegar lá, vai ser na Saraiva do Shopping Crystal - Curitiba. 



Danilo Leonardi - http://daniloleonardi.com/
Cabine Literária - http://cabineliteraria.com.br/



I.S.B.N.-  9788578552381
Peso - 270 gr
Altura - 21 cm
Largura - 14 cm
Número de Páginas - 208
Editora: Giz Editorial
Preço pago - R$ 17, 80

1 comentários:

  1. É um livro super interessante e o escritor também e super legal. Muitos dizem que fariam o mesmo que João fez, mas eu devo ser uma contra isso haha! Ficou bem legal a resenha e ansiosa para ler. Já está na lista!

    ResponderExcluir

 

Instagram

Facebook

Blog

Total de visualizações de página

Julia Quinn - Um Beijo Inesquecível

Gayle Forman - O que há de estranho em mim

Abbi Glines - Mais uma Chance

Parceria - Grupo Sextante

Parceria - Editora Novo Conceito